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HIDEKI

Leia isso antes de pensar em abrir um servidor/cidade FIVEM tudo que não te contaram


Hideki

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  • [CEO]

Olá!

Vamos explorar o universo do FiveM, o que está em alta, e tudo o que é necessário saber antes de se aventurar na criação de uma cidade, inclusive para quem já está no processo de desenvolvimento.

Discutiremos sobre custos, tempo, família, amigos e muito mais! Sim, tudo isso faz parte do desenvolvimento, não apenas de cidades, mas de qualquer projeto no mundo do desenvolvimento.

 

1º Vamos iniciar com custos:

Iniciar uma Cidade Fivem exige um investimento considerável. Não se iluda achando que uma base pronta é a solução para tudo; isso não é realidade. Especialmente com bases prontas, sem conhecimento em desenvolvimento, você terá que investir financeiramente para fazer os ajustes necessários, ou então arriscar lançar a cidade de maneira precária e ter que encerrá-la tão rapidamente quanto foi inaugurada.

Veja a lista com gastos para uma cidade profissional ou no mínimo jogável, caso você não saiba desenvolver:

  1. Correções de Bugs: Investimento recorrente (Baixo);
  2. Implementação de sistemas: Investimento recorrente (Médio);
  3. Criação de sistemas: Investimento Pontual (Alto);
  4. Criar base do zero: Investimento Pontual (Alto);
  5. Website: Investimento Pontual (Alto);
  6. Staff profissional: Investimento recorrente (Médio);
  7. Artes e Design: Investimento recorrente (Médio);
  8. Criação e edição de artigos como (Carros, roupas, mapas etc..): Investimento pontual (Médio);
  9. VPS/Dedicado e hospedagens em geral:  Investimento recorrente (Médio/Alto);
  10. Marketing e Publicidade:  Investimento recorrente (Médio/Alto);

Na lista acima, descrevo os itens essenciais para que uma cidade seja minimamente jogável e tenha um lançamento decente. Sem esses elementos, você estará desperdiçando seu tempo e o dos jogadores, além de prejudicar outras cidades. Isso ocorre porque lançar uma cidade de maneira apressada ou inadequada satura o mercado e faz com que os jogadores duvidem da qualidade.

 

2º Tempo

O tempo necessário para desenvolver uma cidade varia conforme os recursos disponíveis. Com recursos financeiros, estima-se um ano de desenvolvimento mais marketing. Sem recursos, mas com uma equipe de 3 a 4 desenvolvedores, o tempo seria similar. Desenvolvendo sozinho, pode levar de 1 a 2 anos. 

Se dispõe de poucas horas diárias para o desenvolvimento, considerando idade, tempo disponível e trabalho, e se dedicar no máximo 4 horas por dia, o processo será mais longo, a menos que não tenha compromissos sociais, o que poderia acelerar o desenvolvimento.

É importante ressaltar que o tempo investido deve refletir as necessidades e qualidades da sua cidade. Se busca algo rápido, o tempo e o dinheiro investidos serão maiores, se o tempo para desenvolver for longo com calma, pode ser menos dinheiro investido, corrigindo bugs e desenvolvendo recursos, porém mais tempo.

 

3º Familia

Sim, vamos discutir esse tema! Não é possível falar sobre dinheiro e tempo sem mencionar a família, especialmente se você é jovem ou adolescente. Muitos adolescentes se perderam no mundo do FiveM, assim como em outros jogos. No entanto, o FiveM permite que pessoas de qualquer idade abram cidades, devido a scripts e bases vazadas, criando uma ilusão de que é possível lançar uma cidade e competir com grandes cidades. Claro, se você é um adolescente com tempo e pais com recursos financeiros, isso pode acontecer facilmente. Vamos ser honestos, não é mesmo?

Você terá que dedicar muito tempo, então, se você é um adulto com esposa e filhos, amigos e uma vida social, gastará muito tempo para desenvolver isso. Afinal, você provavelmente trabalha e precisa equilibrar o tempo entre todas essas responsabilidades. Vale a pena sacrificar seu tempo pessoal, o tempo com sua família ou seu lazer para começar a desenvolver? Você precisa pensar no que está disposto a sacrificar. Não negligencie sua família. No máximo, você abrirá mão do seu próprio tempo para começar a desenvolver. Está preparado para isso? Se não sacrificar nenhum tempo, gastará apenas uma hora por dia. Já discutimos sobre o tempo.

Atualmente, muitos adolescentes também se envolveram em comunidades do Discord, buscando administrar comunidades relacionadas ao mundo do FiveM, com a intenção de entrar no mundo dos negócios. No entanto, isso é uma perda total de tempo. Nem mesmo as comunidades que já se pagaram há muito tempo, nem o Discord, nada relacionado a essas trivialidades são lucrativos. Claro, se for uma comunidade do Discord voltada exclusivamente para a venda de scripts, roupas, mapas, design etc., a história é outra. São Comunidades Lojas, e não apenas comunidades.

 

4º Amigos

Entrar no mundo do FiveM é uma forma de fazer amigos, não é? Muitos deles são virtuais, como os vários que eu mesmo tenho. Mas agora vamos falar da vida real! Amigos reais, você começa a abrir mão de tudo para começar a desenvolver sua cidade, seu lazer, como já mencionei, sua família, como citei, e também seus amigos. Isso mesmo, se você não valoriza suas amizades ou não se sente parte delas, pode ignorar essa parte. Aqui é para quem valoriza seus amigos, pois perder essa conexão pode ser algo sem volta.

Muitas pessoas se iludem ao dizer "ah, eu sou desenvolvedor". Não é só porque você tem um script no seu computador ou um Visual Studio Code aberto que você é um desenvolvedor. Se você tem uma tesoura em casa, isso te faz cabeleireiro? Claro que não. Para ser desenvolvedor, é preciso estudar, adquirir conhecimento e se aprofundar. Eu programei em Lua por muitos anos para outro jogo MMORPG, e ainda enfrento dificuldades no FiveM, mas estou aprendendo aos poucos. No entanto, tenho no meu currículo, lógica de programação, sou formado em publicidade, possuo uma empresa de marketing e trabalho em uma das maiores empresas do país, entre outros.


5º Desenvolvedor

Ser desenvolvedor não deve ser um STATUS para se exibir em rodas de amigos ou família, nem para postar fotos no status ou se gabar. O importante é estudar e valorizar a própria vida. Se você é um desenvolvedor que estudou, se especializou e entende seu trabalho, não me refiro a você; não há nada melhor do que ter conhecimento do que se faz.

Muitos agem assim porque já vi: dizem ser desenvolvedores de cidades no FiveM, convidam amigos para ver a cidade online, e o ego infla, mostrando habilidades de desenvolvimento que muitas vezes nem possuem. É uma ilusão atrás da outra.

Quanto às linguagens de programação e ferramentas de trabalho, muitos pensam que é só Lua e um pouco de front-end como HTML, CSS e JS. Isso é um grande engano. Vou listar algumas coisas que não te contaram sobre o que faz uma cidade ser considerada ZAP, um termo usado para descrever cidades criadas apenas para arrecadar dinheiro, sem qualidade.
 

  1. LUA e suas Frameworks
  2. JS
  3. HTML
  4. CSS
  5. PHP
  6. MYSQL / MariaDB ou outros que utilizarem
  7. C++
  8. C#
  9. Hospedagem
  10. VPS

 

Vamos falar resumidamente sobre cada um:

1º .Lua

A linguagem principal do FiveM é, evidentemente, utilizada com seus frameworks como VRP/VRPEX, QBCore, ESX, Creatives, entre outros. Ter um conhecimento básico em Lua será muito benéfico para o seu desenvolvimento; Lua é relativamente simples de compreender, embora isso possa variar conforme o framework específico.

2º .JS, .HTML E .CSS

O qual eu mesmo apanho muito é o .JS, pois nunca me interessei de entender e hoje me ferro, claro vou iniciar o curso, vou estudar já está até na minha agenda pessoal. Você vai utilizar sim o .js, pois vários scripts que tenham NUI dependem do .js, assim como bots do Discord etc.. então é necessário ter o conhecimento. o HTML e CSS que eu domino de olhos vendados que também requer conhecimento, se você acha que é mamão com açúcar esqueceu um detalhe amigo, CRIATIVIDADE, pensa no HTML e no CSS como a arte da programação, onde você vai elaborar a vida de um script, vai dar ele cores, formas etc.. se você não tem criatividade para isso... complicado.

3º .PHP

Aí você me pergunta, como assim PHP? Sim... você pode utilizar o PHP, claro não de forma obrigatória, porém também entra, você pode desenvolver um painel WEB, gerenciamento de contas e muito mais, por exemplo, a whitelist da minha cidade é full web, tudo em PHP: 

🔒 Este é conteúdo está oculto, por favor faça login para visualizar.
, porém ai é do pessoal e conhecimento de cada um.

4º Banco de dados (MySQL etc)

Ter conhecimento em banco de dados é crucial, eu vejo o mundo Fivem, quase todos utilizando o HeidiSQL, eu fico tipo WTF? sim o pessoal usa um gerenciador de banco de dados gratuito, eu não entendo, existem outros gerenciadores muito mais eficazes, como exemplo da empresa CyberTech Ltd. com o Navicat que está a muitos anos no mercado sendo utilizados pelas grandes big techs, claro eu estou sendo chato, mala etc... o HeidiSQL atende o proposto do Fivem. Porém claro eu tenho assinatura do Navicat.
 

5º C++ e C#

Você pensa que carga d'águas esse cara colocou o C++ na parada.. meus amigos, o Fivem é Opensource, existe a source para o client e existe a Source para o servidor. Claro não sei se vai mudar alguma coisa com a entrada da Rockstar. Com a source do client você pode por exemplo ter o seu próprio launcher, não estou dizendo aquele que você clica no start, estou dizendo iniciar o jogo a partir da sua aplicação .exe, claro aí é o C#. Eu utilizo a Source para ver dentro do Fivem e entender o funcionamento de suas natives por exemplo: 

🔒 Este é conteúdo está oculto, por favor faça login para visualizar.

Então basicamente o que você tem em mãos são servefiles, e não base, o correto é servefiles, e o client que é o executável onde inicia a sua cidade. Porém a CFX já te dar pronto todo esse trabalho, porém a gringa utiliza de suas servefiles e de seus clientes, muitos trabalham direto da source.

 

6º Hospedagem e VPS

Possuir conhecimento em hospedagem e gerenciamento de máquinas virtuais é crucial, de fato, muito importante. Se você não sabe como proceder, considere fazer um curso e aprender sobre o assunto; existem vários disponíveis na Udemy, por exemplo. Na hospedagem, você utilizará o cPanel ou outro painel de controle de hospedagem. 

Falando sobre o cPanel, é lá que você gerenciará arquivos web, como sites e similares. Se você não possui um site ou bots online, não precisa se preocupar com isso. No entanto, muitas cidades têm seus próprios sites, como a minha, por exemplo.

A VPS é onde sua cidade virtual será hospedada. É altamente recomendável migrar para um servidor dedicado após começar a lucrar, se isso acontecer. Em resumo, os arquivos da sua cidade precisam estar em uma máquina que fique ligada 24 horas por dia. Isso pode ser feito com uma máquina secundária em sua casa, funcionando como um servidor. Nesse caso, você precisaria de uma conexão estável com a internet, um IP fixo e várias outras medidas, como proteção contra hackers.

Você pode escolher entre Linux e Windows para o sistema operacional. Mas esteja ciente de que gerenciar uma VPS pode ser complicado. Eu mesmo já perdi uma cidade virtual por contratar uma VPS inadequada. Portanto, não economize nessa parte; contrate um serviço confiável e evite VPS oferecidas por amadores no Discord.

 

Considerações finais

Por fim, espero que tenham gostado da leitura. Fiquem bem e, ah, não se esqueçam do marketing; lançar a cidade sem ele resultará em apenas 10 jogadores. Prefiro não entrar no tema de boosts e jogadores falsos.

Dica premium: se você tem uma cidade, mesmo com poucos jogadores, e alguém, achando-se hacker, invade para fazer vídeos para o YouTube, você pode processá-lo, pegar o dinheiro e investir na sua cidade. Se você dedicou tempo e recursos desenvolvendo sua cidade e essa pessoa usou meios ilegais contra ela, com o vídeo como prova, você pode processar e ganhar um bom dinheiro, e talvez até levá-lo à prisão... Não brinquem com isso. Se você está empolgado achando que é o desenvolvedor, o "GOD TECH" da família, o rei do USB, pare de brincar. Não use cheats para diversão, como alguns YouTubers fazem para ganhar dinheiro. Isso pode levar a um processo, e eles podem acabar na prisão.

Quanto a marcas e direitos autorais, não exponha nenhuma marca. O assunto é sério. "Ah, mas eu tenho 17 anos, moro com meus pais, todo mundo tem uma cidade, nada vai acontecer, nem sei o que estou fazendo..." Não se engane, muitas empresas levam isso a sério e investem bilhões em marketing e publicidade. Se você usar um carro da Mercedes com o logo em situações inadequadas, fazendo vários RPs, você acha que eles vão gostar?

Tenham cuidado, não coloquem marcas em videoclipes ou qualquer outra coisa. O processo dessas empresas é doloroso e pode levar sua família à falência. E os advogados deles são impiedosos. Já vi casos... Estou falando do que sei, não especificamente do FiveM, mas já vi muita gente sofrer por isso.

Citar

 
Depois de você ler tudo isso, você vai entender que o preço cobrado no vips aqui para acessar e baixar os downloads não é absolutamente NADA. Pois se você tivesse que pagar 5% do que você vai baixar com o VIP, não seria menos que R$ 1000 reais, e estou chutando para menos.
 




O texto acima não foi completamente revisado, pode conter erros ortográficos, algumas partes foram revisadas por IA.

Atenciosamente,

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  • [CEO]

Veja um exemplo, estou utilizando essa linguagem criando uma aplicação com C++ afim de ter um recurso de obfuscação de arquivos lua em massa, ou seja, todos os arquivos dentro de uma pasta e sub-pasta que terminem com .lua serão ofuscados.

Então você teria a sua source, todos os arquivos abertos onde você vai editar, e vai ter a pasta da cidade, tudo ofuscado, de forma rápida e otimizada, veja a construção o exemplo:

 

image.png

Atenciosamente,

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  • 6 meses atrás...

Desenvolver uma cidade no FiveM exige planejamento cuidadoso e um investimento significativo de tempo e recursos.
Além dos custos com correções de bugs, implementação e criação de sistemas, é importante considerar o tempo dedicado ao desenvolvimento, que pode levar até dois anos, dependendo da equipe e da disponibilidade.
Também é essencial equilibrar os compromissos pessoais, como família e amigos, pois o processo de criação de uma cidade pode impactar diretamente sua vida social e familiar.
Conhecimentos em programação, hospedagem e marketing são fundamentais para o sucesso do projeto.

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