Product Image
Ir para conteúdo
👑
Loja VIP
  • Cadastre-se

Encontre Mods e Recursos Fivem

Selecione uma categoria para busca direcionada
Scripts Carros Roupas MLOs/Maps HUD Inventário Painel ADM Scripts FIVEMDEV +

Aula #0 - Apresentação do Curso


Wasabi

Posts Recomendados

E aíí, Wasabi aqui ⛩️👋

Nessa primeira aula, vamos dar uma introdução sobre o conteúdo que pretendo trazer aqui para você que está interessado em aprender a desenvolver a sua cidade em FiveM / Lua e não sabe por onde começar.

Não veremos conteúdo sobre lógica de programação básica (varíaveis, tipos de dados, funções, etc.), deixarei abaixo alguns links de algumas aulas que eu RECOMENDO que você que está começando totalmente do zero assista porque é ESSENCIAL para o procedimento dos nossos tutoriais.

O público-alvo do curso é você que já deu uma estudada em lógica de programação e já sabe pelo menos como funciona o fluxo de um código. Ensinarei a programação em Lua para que você consiga criar os seus próprios scripts no FiveM para a sua cidade e não se limite somente à scripts prontos encontrados gratuitamente por ai.

💡 Teve alguma ideia criativa e não sabe como implementar na cidade? Aqui você vai aprender o que é necessário para tirar as suas ideias do papel!

Abaixo vou deixar alguns links que você que NÃO TEM conhecimento DEVE assistir antes de prosseguir com os tutoriais:

🚨CONTEÚDO PREVISTO PARA NOSSO PRIMEIRO MÓDULO🚨

🧩 MÓDULO 1 — Introdução ao FiveM e Lua

Objetivo: Apresentar o ambiente, estrutura de arquivos e base de programação.
 

- O que é o FiveM e como ele funciona

  • Client e Server
  • O que é a CitizenFX Framework
  • Estrutura de uma resource (__resource.lua / fxmanifest.lua)

- Instalando e configurando o ambiente de desenvolvimento

  • Download do servidor local
  • Estrutura de pastas (resources, server.cfg)
  • Iniciando o servidor e conectando o client

- Montando o seu primeiro script em Lua

  • Criando uma resource simples
  • print() no server e client
  • Diferença entre server.lua e client.lua

- Variáveis e escopos em Lua

  • Variáveis locais vs globais
  • local e o perigo das variáveis globais
  • Boas práticas de escopo

- Tabelas e manipulação de dados

  • Criação e iteração de tabelas
  • Tabelas aninhadas e acesso de valores

- Funções e eventos

  • Criando funções eretornos
  • Eventos e callbacks
  • Diferença entre função e trigger (TriggerEvent, TriggerClientEvent, TriggerServerEvent)

Quer acompanhar toda essa trajetória e aprender a desenvolver a tua cidade no FiveM? Me segue e acompanhe os posts para não perder nenhum conteúdo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Esse website utiliza Cookies, se continuar navegando você concordar na usabilidade.