DEV valenza.dev Postado Janeiro 30 DEV Compartilhar Postado Janeiro 30 Olá! Não sou bom com apresentações, mas achei necessário me apresentar, mesmo já fazendo parte do grupo da FiveMDev. Achei importante que quem ainda não me conhece saiba um pouco da minha trajetória (mesmo que breve), principalmente na área da programação. Meu nome é Cláudio (exatamente, não tem nada a ver com Cleber ou afins, como costumam associar, rs). Tenho, no momento desta postagem, 29 anos, sou natural de Joinville, Santa Catarina (daí o motivo do 047), e popularmente me chamam de Valenza devido ao meu sobrenome. Quem, em algum momento da vida, tentou criar um servidor do jogo Metin2, saiba que eu tive uma pequena parte nesse processo, contribuindo com scripts e também com ideias para os devs da época. Em relação ao Metin2, joguei desde o open beta coreano, em 2004. Era um joguinho extremamente apaixonante e que me fez me apaixonar por jogos eletrônicos, além de me despertar o desejo de aprender a programar. Minha relação com o game foi tão forte que cheguei a querer desenvolver um servidor para jogar com amigos. Em 2004, eu tinha 8 anos, e não foi aí que comecei na área, calma lá! Kkkk. Por volta de 2006 (se não me falha a memória), o jogo veio para o Brasil pela empresa Ongame, e fiquei nessa vibe freneticamente. Em 2011/2012 foi quando começou o caos na minha vida, pois nesse ano eu comecei a curtir programação e, finalmente, estava afim de criar o servidor... Passei por alguns fóruns importantes, como a CyberGamers (fórum de Portugal), ajudando na área de moderação e até coordenação. Lá, amadureci muito minha forma de me comunicar, pois sempre fui muito introvertido, até na internet. Esses cargos que desempenhei foram fundamentais para o meu desenvolvimento e amadurecimento profissional. Depois de muito tempo na área do Metin2, o jogo começou a perder o brilho devido às inúmeras mudanças que os servidores oficiais fizeram. Além disso, com a existência de servidores privados, muita coisa foi criada e, na minha visão, isso tirou o charme que o jogo tinha. Então, fui me afastando aos poucos, até chegar o momento em que não me via mais contribuindo para a comunidade... No caso do GTA, acabei sendo convencido a jogar porque meu sobrinho acompanhava streamers de FiveM e jogava em diversos servidores que existem hoje. Ele me convidou a jogar, e acabei curtindo (mesmo que, na época, eu relutasse bastante e pegasse no pé dele, zoando por ele jogar um jogo de "historinha"... mas olha que ironia hoje em dia, kkk). Então, jogando por algum tempo e tendo algum conhecimento (mesmo que pouco) na área de programação, acabei ficando curioso para saber como seria criar um servidor de FiveM. Tenho essa mania de querer abrir servidores para entender como as coisas funcionam. Comecei inicialmente a trabalhar com o framework Creative V3, depois achei o vRPex e percebi que era mais fluido e mais do estilo que eu curtia programar. De um tempo para cá (sendo mais preciso, no início deste ano), comecei a usar e curtir muito a QBCore, devido à leveza que ela traz ao servidor e aos scripts, que são inúmeras vezes mais otimizados (tenho que puxar a sardinha para o framework atual, né? Kkk). Então, de vez em quando, saem umas coisinhas que faço por hobby mesmo... Inclusive, quem tiver interesse em adquirir algum script ou serviço de programação, é só dar um salve no Discord. Atualmente, as frameworks com as quais mais estou trabalhando são a QBCore e a vRPex, mas, dependendo do problema, também consigo resolver coisas no ESX (que, por sinal, na minha visão, é bem semelhante ao QBCore). Aceito poucas coisas (poucas mesmo) no Creative, pois não curto muito devido à má otimização. Vejo que não compensa investir nessa framework, mas dinheiro bom é dinheiro somando, né? Kkkk. Enfim, se precisarem de dicas ou qualquer coisa que eu possa ajudar no geral, é só dar um salve. Os custos só existem no momento em que eu tenho que operar (ou seja, ter o trabalho de resolver). Quanto a informações, não vejo motivos para cobrar, já que tudo que sei hoje em dia foi graças a conhecimentos que recebi de grandes pessoas. Portanto, nada mais justo do que repassar esse conhecimento para quem estiver disposto a aprender. Hideki reagiu a isto 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
[CEO] Hideki Postado Janeiro 30 [CEO] Compartilhar Postado Janeiro 30 Excelente apresentação meu bom, continue investindo tempo para aprender, aprendizado nunca é demais 🙂 Espero ver grandes coisas suas vindo do QBCore, espero um dia eu também me aventurar nisso. valenza.dev reagiu a isto 1 Atenciosamente, Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento...
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora